sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."

" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

A importância das coisas e das pessoas são medidas pelo quanto nos doamos. Tudo que nos é importante consome parte dos nossos pensamentos e atenção, mesmo que não apresentemos em horas, números. De que adianta viver a vida sem ter um braço certo para deitar? Sem ter o afago da pessoa amada, sem ter com quem dividir e sonhar e somar e sorrir?
"Em um mundo que se fez deserto, temos sede de encontrar companheiros."
O que mais amo na mensagem de "O pequeno Príncipe" é que ele, após a sua jornada, sente falta da rosa que deixou lá no planeta B12. Ele conheceu um jardim repleto de flores e percebeu que todas aquelas rosas eram iguais, mas a dele era única," Sois belas, mas vazias. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém,  mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus a redoma. Foi a ela que abriguei com o para-vento. Foi dela que eu matei as larvas. Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa." Mesmo sendo orgulhosa, brigando com ele, reconhecia que ela era única. Sabe por quê? Porque " Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."
Não queria ser amada pelo que me veem, mas pelo que se sente de mim. Queria exalar o mais profundo perfume que sai do íntimo do meu ser. Se assim o for, saberei que posso ser melhor cada dia e, consequentemente, mais amada. Porque a beleza passa, o corpo envelhece, os cabelos ficam brancos, a silhueta encolhe, mas o amor só aumenta.
Quero envelhecer junto com alguém, mas sinto que isso está se tornando um sonho distante. " Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
Por isso penso: se passarem muitos, levarão muito de mim e deixarão muito deles. Assim meu caráter, minha feição, minha história será confundida com outras e eu quero ser "única".

2 comentários: