segunda-feira, 7 de março de 2011

Não é bom que o homem esteja só


Sem esperanças, viver se torna um fardo terrível. O que move o homem se não o desejo de ver seus sonhos realizados? Se não sonharmos, não construiremos estradas. Sem a ocupação diária de empilhar tijolo por tijolo na complexa construção de nosso eu e projetos, tornamo-nos seres dispersos, vivendo por viver. Em muitas situações, atrapalhando o caminho e a construção daqueles que objetivam seu rumo.
Nessa longa trajetória de construção e desconstrução,  sentimo-nos, muitas vezes, desolados e duvidosos. A interrogação infame surge para nos questionar se aquela planta está bem definida, se estamos usando os alicerces, calculando com sabedoria as diversas vezes em que o chão vai tremer, o vendaval vai vir e o desgaste que  o próprio tempo empreende. Quem sabe fazer cálculos assim? ninguém, humanamente falando.
A sabedoria divina, reconhecendo nossa fragilidade, fornece-nos reservas de graça, de companheirismo e envia, de vez em quando, anjos, em forma humana, para nos auxiliar. Por isso que Ele, Deus, na sua infinita misericórdia, falou-nos: Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Ec. 4:10.
Quantos anjos estão ao nosso lado, mas nossa individualidade e egoísmo não permitem que vejamos com o coração? Dessa forma, seguimos, sem calcular os prejuízos, a machucar e brincar com o outro.
Amigos, irmãos, pais, filhos são dádivas que recebemos de Deus, mas um amor verdadeiro é mais que uma dádiva, é um companheiro, um auxiliar no projeto de nossas vidas. Filhos e filhos vão embora, porque, assim como todo ser humano, têm seus sonhos para concretizar.  E os pais? Eles já ainda trabalham, com afinco, para manter seus projetos sólidos, restaurando o que a erosão corroeu.
Nenhum ser humano pode  dizer-se realizado, se não ama e se sente amado. No Éden, após dias e dias na presença de Deus, caminhando todas as tardes ao lado do pai, vivendo em um mundo ausente de dores e tristezas,  a Bíblia nos revela que Adão estava se sentindo só. E Deus, que perscruta até o mais profundo de nossa entranha,  disse: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gên. 2,18.
Ninguém pode ir contra a sua própria natureza. Como seres humanos, fomos feitos para vivermos ao lado de um adjutor ou adjutora. O detalhe é que deve ser idôneo ou idônea. E é nessa palavra que reside a carga mais imperiosa – idôneo é o que está apto, que foi capacitado para ajudar. Somente alguém com projetos e  com maturidade é capaz de ajudar.
                Por isso a Bíblia diz que a mulher sábia edifica a casa, mas a tola com a própria mão a destrói. Prov. 14.1. Quem são os loucos ou as loucas? São aqueles com falta de entendimento. São aqueles que, sem projetos, vivem a entulhar os alicerces dos outros e impedir  os sonhos daqueles que permanecem de mãos dadas com a esperança.
                Espero que você que já tem um adjutor ou adjutora possa, com sabedoria, continuar na edificação de seus sonhos. Aos que ainda não encontraram, rogo-lhes a continuarem esperando. E para aqueles que acreditam na individualidade, na vida sem compromisso com outro, desejo, do fundo de minha alma, que busque em Deus uma mudança. Muitos veem no outro apenas a companhia para sexo. Isso, para um cristão, traz um grande prejuízo moral e espiritual. Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Prov. 6:32.

Suerbene Paulino

Um comentário:

  1. Uma reflexão extremamente profunda para todos, pois de alguma forma nos enquadramos em alguma dessas realidades...
    Estamos vivendo tempos de crise... De muita individualidade... De relações superficiais...

    O texto ajuda a compreender o valor do outro e, sobretudo, a essência de uma aliança em amor...

    ResponderExcluir