quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como Livrar-se das Dívidas

 
Devido a singularidade de cada circunstância, a caminhada para sair das dívidas será unicamente sua. Os dez passos seguintes são um guia para a sua jornada. São passos simples, mas, para segui-los, é necessário um trabalho árduo. O objetivo é o Dia D - Dia sem Dívida, o dia em que você ficará totalmente livre das dívidas.
1. Ore.
O primeiro passo é o mais importante. Ore. Peça ajuda e a direção do Senhor em sua jornada rumo ao Dia D. Ele pode agir de imediato, como no caso da viúva (2Reis 4:1-7), ou de forma mais lenta, num período maior. Em ambos os casos, a oração é essencial.
2. Estabeleça um Orçamento por escrito.
Um orçamento escrito ajuda você a planejar para o futuro e analisar seus padrões de gastos, para ver quais você poderá cortar. É um freio eficaz no impulso de gastar.
3. Aliste o total dos seus bens - tudo o que possui.
Faça uma lista de cada item que possui: sua casa, seu carro, mobília, etc. Avalie a lista completa para determinar se deveria vender algum deles.
4. Aliste os seus compromissos - tudo o que você deve.
Muitas pessoas, em particular as que devem muito dinheiro, não sabem com precisão o quanto devem. No entanto, você deve alistar suas dívidas para ter uma idéia exata de sua atual situação financeira. Precisa alistar também os juros que seus credores estão cobrando por cada dívida. Ao analisar os juros em sua lista de dívidas, descobrirá que os custos de créditos variam muito. Alistar as suas dívidas vai ajudá-lo a estabelecer uma prioridade na redução da dívida.
5. Estabeleça um programa de pagamento para cada credor.
Mais uma vez, livrar-se das dívidas pode parecer entediante, mas é absolutamente necessário seguir esses passos. Ninguém conseguirá livrar-se de dívidas por acidente. Todos precisamos de um programa de pagamento sistemático por escrito para alcançar o objetivo do Dia D.
6. Considere um aumento dos rendimentos.
Com os possíveis ganhos adicionais, em primeiro lugar, decida antecipadamente utilizá-los para abatimento da dívida. Nossa tendência é gastarmos mais do que ganhamos, tanto se ganhamos muito, quanto se ganhamos pouco. Em segundo lugar, ganhe uma quantia adicional sem prejudicar seu relacionamento com o Senhor ou com sua família.
7. Não acumule dívida nova.
A única forma que conheço de não acumular dívida extra é pagando à vista, com dinheiro, cheque, ou cartão de débito, no momento da compra.
8. Seja satisfeito com o que você tem.
Vivemos numa cultura cuja indústria de propaganda tem maquinado, com poder e sofisticação, métodos de persuadir o consumidor a comprar. Freqüentemente, a mensagem tem a intenção de criar um descontentamento com aquilo que temos. Considere estes três fatores: (1) quanto mais televisão você assiste, mais você gasta; (2) quanto mais você olha revistas e catálogos, mais você gasta; e, (3) quanto mais você for às lojas, mais você gasta.
9. Considere uma mudança radical em seu estilo de vida.
Um número crescente de pessoas diminuiu suas despesas de modo significativo para se livrar das dívidas com mais rapidez. Algumas venderam suas casas e mudaram para outras menores. Muitas têm vendido os carros que têm prestações mais altas e comprado carros baratos para se livrarem das dívidas.
10. Não desista.
Desde o início, reconheça que haverá centenas de razões pelas quais você deverá desistir ou postergar seus esforços para se livrar das dívidas. Não caia na tentação de não continuar firme em seu compromisso. Não pare até que tenha alcançado seu objetivo maravilhoso de viver livre das dívidas. Lembre-se de que sair das dívidas é um trabalho bem difícil, mas a liberdade que você terá valerá a pena.
Por: Howard Dayton
site: 
http://www.ganancia.com.br/index.php?id=191

Nenhum comentário:

Postar um comentário